RSS
Dicas, Guias e Informações

Como colocar um favicon num website

Qua, Out 22, 2008

Recursos para websites

Um favicon (favorites icon) é uma pequena imagem que, nos browsers modernos, se associa ao nosso website (podem ver em baixo um exemplo). Uma imagem deste tipo, além de favorecer a estética do website, dá uma imagem mais profissional do mesmo. Tudo o que é necessário é acesso ao FTP e uma imagem/símbolo que se possa associar ao website pretendido. Ainda existem imensos websites na internet que não possuem um favicon, mas esse é um erro que eu não quero que vocês, os leitores, cometam!

Antes de mais, escolham uma imagem ou um símbolo que se possa associar ao vosso website. Se em vez de uma imagem ou de um símbolo preferirem uma sigla, também é possível, mas como o favicon é algo muito pequeno, recomendo que não o façam. Após edição da imagem, guardem num formato jpeg ou gif com todos os lados iguais (por exemplo 250×250 ou 340×340). O importante é formar um quadrado.

Para passar a imagem do formato guardado para icon existem várias alternativas. Existem alternativas a nível de software, mas já muitos webmasters facilitaram o trabalho de outros webmasters ao criar um website que faz essa conversão. Deixo em baixo uma lista por ordem de preferência.

Já não utilizo os últimos dois há bastante tempo, preferindo portanto o primeiro, que além de ser o mais simples é o que mais me atrai.

Agora que já temos a imagem no formato ico (icon), já podemos proceder à colocação do código na página. Esta é a parte mais simples, sendo apenas necessária a edição das páginas em que querem colocar o favicon. O favicon tem de ser colocado entre as tags:

<head> </head>

Entre as tags especificadas anteriormente (procurem no vosso código onde elas se encontram, mas como diz respeito ao cabeçalho deve estar no topo), colocar o seguinte código:

<link rel=”shortcut icon” href=”http://www.favicon.co.uk/favicon.ico” />
<link rel=”icon” href=”http://www.favicon.co.uk/favicon.ico” />

E é só. Após a colocação deste código no código fonte da página, o icon já deve ser visível!

Popularity: 100% [?]


, , , ,

Se gostou deste artigo, recomendo que assine as nossas RSS feeds. Se preferir, pode receber os artigos via e-mail.

Artigos Relacionados

8 Comentários a este artigo

  1. Valdênio Aires Diz:

    Boa tarde,exelente postagen!!

  2. Moisés Salgado Diz:

    Até que enfim achei algo que resolve. Otima dica, excelente. Parabéns pelo artigo.

  3. levi nobre Diz:

    eu já vi várias postagens assim e já tenho o código mais eu não acho as tags no meu blog.eu posso colocar em outro canto?aonde?me responda por email

  4. jacques Diz:

    Muito bom o Tutorial Vlw.

  5. Pedro Teles Diz:

    Lembrando que dá para fazer com arquivos .png sem ter que converter para .ico =D

    Ótimo post =D

  6. Marcus Aurélio Diz:

    Muito bom mesmo!
    Pessoas como vcs que colaboram para nossa cibercultura

  7. Luciano Diz:

    Não sei porquê aqui só aparece no IE8. Firefox 8.0 não aparece nada. MAs o ícone deste site aparece normal. Fiz exatamente como indicado, mas devo ser azarado demais…hehehe – brincadeirinha. Alguém sabe lá que diabo acontece para eu incluir este código no head certinho, o de voc~es cunfar e o meu não? rsrs

  8. Dica Diz:

    Um modo muito simples que utilizo é renomear a imagem em favicon.ico e jogar na pasta principal do site pelo ftp sempre funciona.

Colocar um comentário